FESTAS DE FINAL DE ANO: CUIDADOS COM SEU PET

FESTAS DE FINAL DE ANO: CUIDADOS COM SEU PET

Estão chegando as festividades de final de ano, tempos de muita paz e alegria a todos! Porém, algumas situações podem oferecer riscos para seu pet! Confira como tomar os devidos cuidados e deixar seu melhor companheiro protegido!

A Vet4Life estará funcionando normalmente durante o período de final de ano, portanto em qualquer situação de urgência, não deixe de entrar em contato conosco!

INTOXICAÇÕES ALIMENTARES

As intoxicações alimentares são as principais causas de atendimentos emergenciais durante as festividades de Natal e Reveillon. Alimentos com ossos podem causar lesões no trato gastrointestinal, e até mesmo perfurações, podendo requerer cirurgias emergenciais. Outros alimentos condimentados, principalmente contendo alho e cebola, podem provocar anemia. Uvas e uva passa, outros alimentos também muito presentes nas refeições natalinas, em pequenas quantidades podem provocar um quadro de insuficiência renal aguda. Alimentos com chocolate também são extremamente tóxicos para cães e gatos.

As bebidas alcoólicas também podem ser ingeridas por animais mais curiosos ao serem deixadas esquecidos em algum local de fácil acesso. Eles, porém, tem uma tolerância muito menor que nós para este tipo de substância, e podem ser induzidos a quadros de hipoglicemia e coma alcoólico grave.

Portanto, evite ao máximo oferecer alimentos de uso humano durante as festividades de final de ano. Prefira alimentos específicos feitos para pet, como biscoitos e panetones fabricados com ingredientes que nossos amigos podem comer.

ENFEITES NATALINOS

Especialmente para gatos, mas também para alguns cães mais curiosos, os enfeitos natalinos são brinquedos extremamente atrativos. Nossos companheiros podem acabar ingerindo enfeitos, objetos pontiagudos e até mesmo pedaços da árvore de natal. Acidentes com pisca-pisca podem levar a choques elétricos e queimaduras graves, levando até mesmo a alterações neurológicas e quadros graves de choque.

Ao decorar sua casa pra o natal, mantenha os enfeites em locais que seu animalzinho não possa alcançar!

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Alguns animais tem pavor do barulho dos fogos, visto que sua audição é muito mais aguçada que a nossa. Nestes casos, podem assustar, e ocasionar fugas, e até mesmo quedas pelas janelas dos apartamentos, levando a traumas e fraturas graves.

Faça um trabalho de dessensibilização prévia com seu animal de estimação, permitindo que ele ouça gravações com barulhos de fogos em volumes baixos, e aumentando gradativamente para que se acostumem com estes estímulos. Alguns medicamentos podem ser úteis também para acalmar seu pet e reduzir o pânico induzido pelo barulho dos fogos. Estes medicamentos, porém, devem sempre ser prescritos pelo seu médico veterinário.

Coloque, ainda, coleiras com identificação completa e contato dos donos, para que em casos de fuga seu animal possa ser mais facilmente localizado e identificado.

HOTÉIS E VIAGENS

Muitas pessoas viajam durante as férias de final de ano. Ao levar seu animal em uma viagem ou deixá-lo em hotelzinho, verifique se está protegido contra pulgas, carrapatos e parasitas que possam ser ameaças no local de destino (como por exemplo a dirofilariose em regiões litorâneas, conhecida como o ‘verme do coração’). Atualize todas as suas vacinas, vermifugos e passe em consulta com seu veterinário de confiança para avaliar se está em condições adequadas, e receber um atestado de saúde para que possa viajar tranquilamente.

Ao escolher um hotel, prefira algum local de confiança, e em que seu animal possa ter espaço e ficar solto, sem ser confinado em jaulas ou gaiolas. No caso dos gatos, é mais indicado contratar um profissional para cuidar de seu companheiro em casa, evitando o estresse intenso que esta espécie sofre ao ser transportado de seu ambiente.

 

Com todos estes cuidados, é garantido que as festas de final de ano serão um momento de muita alegria para seu pet e para a família toda. Em qualquer caso, para dúvidas, ou agendamento de consultas e vacinação, conte conosco da Vet4Life, e garanta a saúde de seu melhor amigo sem precisar tirá-lo de casa!

Dr. Leandro Almeida Rui
Médico Veterinário – Atendimento em Domicílio
CRMV/SP 28.370
Tel/Whats: (11) 9 9959 8331