TESTES DERMATOLÓGICOS: ENFRENTANDO OS PROBLEMAS DE PELE

TESTES DERMATOLÓGICOS: ENFRENTANDO OS PROBLEMAS DE PELE

A Vet4Life – Veterinário em Domicílio conta agora com duas novidades para um melhor atendimento para nossos pacientes com problemas dermatológicos: biópsia de pele e testes alérgicos!

Através desta matéria, buscaremos elucidar o principais meios de diagnóstico dermatológico no mercado, podendo todos eles serem realizados sem tirar seu bichinho de casa, no conforto de seu lar! Entre em contato com o veterinário em domicílio e agende sua consulta.

RASPADO DE PELE (PESQUISA DE ECTOPARASITAS)

Este exame é utilizado para detectar a presença de ácaros na pele do animal, como por exemplo as sarnas sarcóptica e sarna demodécica (sarna negra). É um exame simples, sendo realizado sem necessidade de nenhum tipo de anestesia, somente com contenção mínima.

Para este procedimento, é realizada uma raspagem da pele do animal, podendo esta ser superficial ou profunda, e preferencialmente em um animal que não esteja em tratamento com nenhum produto tópico ou sistêmico que possa interferir no exame.

O resultado é rápido, saindo em 24 horas. Os resultados positivos são diagnósticos para dermatites causadas por sarna. Os resultados negativos, porém, não excluem totalmente a doença, podendo ser necessários vários raspados para um diagnóstico.

CULTURA FÚNGICA E MICOLÓGICO DIRETO

Estes exames são realizados para detectar problema de pele causados por fungos. Também são exames simples, sendo realizados coletando pelos dos animais que ficam próximos as lesões de pele, e com material coletado direto da pele com um swab (um material especial de coleta semelhante a um cotonete), e aplicando direto em uma lâmina de histologia.

O resultado do exame micológico direto é rápido (24 horas), porém a cultura pode levar de 20 a 30 dias, tempo necessário para proliferação dos fungos e conclusão diagnóstica. O animal não deve estar em tratamento com xampus ou antifúngicos sistêmicos.

CULTURA BACTERIANA + ANTIBIOGRAMA

É um exame para detectar presença de bactérias patogênicas na pele do animal, e decisão do melhor antibiótico para ser utilizado para o problema específico de cada paciente. É feito coletando uma amostra de secreção, crostas, e outras exsudações da pele do animal, e enviado ao laboratório em um meio de cultura.

O resultado deste exame leva em torno de 10 dias, e é de grande importância para o tratamento eficaz das piodermites (infecções de pele).

BIÓPSIA

Este é um exame mais complexo, no qual é retirado um fragmento da pele do animal para avaliação histológica. Algumas dermatopatias (doenças de pele) só podem ser diagnosticadas através deste método, como por exemplo as doenças imunomediadas.

Para realização deste exame, o animal deve estar pelo menos 2 semanas sem tratamento com corticoides sistêmicos, e preferencialmente com infecções de pele controladas.

É necessária pelo menos uma anestesia local para retirada do fragmento a ser analisado, e após o procedimento é feita uma sutura (ponto) para fechamento do local. Para animais muito agressivos, as vezes uma sedação pode ser necessária.

O resultado deste exame leva em torno de 10 dias, e é indicado principalmente em animais que já passaram por diversos tratamentos e não houve resposta terapêutica, ou conclusão diagnóstica através do exame físico ou exames complementares mais simples.

TESTES ALERGÊNICOS

Os testes alergênicos já são bem conhecidos na medicina humana, porém seu uso ainda é recente na medicina veterinária. Permitem a diferenciação dos tipos de alérgica (pulga, alergia alimentar ou alergia ambiental), e testes mais específicos permitem detectar qual o fator alergênico predominante (exatamente qual é o estímulo que desencadeia o processo alérgico no animal).

Para realização destes testes, o animal deve estar de 2 a 4 semanas já sem uso de corticoides sistêmicos, e pelo menos 1 semana sem o uso de anti histamínicos. É indicado também jejum de 6 horas. Para este teste, é coletada uma amostra de sangue, sendo facilmente realizada em animais mais dóceis. Animais muito agressivos podem exigir uma contenção física ou química adequada para sua realização, para permitir a coleta de um volume adequado de sangue para a análise.

O resultado dos testes alergênicos leva de 21 a 30 dias, porém seu resultado permite estabelecer a melhor conduta terapêutica para cada animal, seja com o uso de medicações, com a retirada do estímulo alergênico quando possível, ou até mesmo o desenvolvimento de vacinas alergênicas!

 

Está com dúvidas ou problemas para tratar os problemas de pele de seu cão ou gato? Entre em contato conosco, e investigaremos a fundo seu problema, para que seu melhor companheiro possa viver saudável e feliz!

Consulte também os valores dos exames em nossa página.

Dr. Leandro Almeida Rui
CRMV/SP 28.370
Médico Veterinário
Atendimento Domiciliar
(11) 9 9959 8331